TI aplicada em veículos
Cada vez mais os chamados software embarcados estão tomando conta dos automóveis, atuando inicialmente nos controles dos veículos e recentemente, e de modo ainda tímido na minha opinião, começam a desenvolver um sistema de informações para o motorista, mesmo que ainda um monólogo,
mostrando média de consumo, alertas em geral, aviso de revisão próxima, etc. Muito pouco para o estado evoluído em que se encontra a tecnologia da informação.
Quero dizer que muito mais poderia ser feito em favor do condutor, sem gastar tanto uma vez que é uma questão de desenvolvimento de software embarcado. Não precisaria criar nenhum componente a não ser o computador central que já existe nos veículos, com o nome de módulo.
Mas uma situação me incomoda: Qual é o motivo de ainda insistir no uso de retrovisores (um tanto quanto grande) nos carros quando poderia ser substituído por minúsculas câmeras de vídeo? As duas câmeras, uma da esquerda e outra da direita junto com a da traseira poderiam ser vistas no painel principal junto com outras informações de velocidade, temperatura, óleo, etc. Seria uma boa medida inclusive de segurança pois o condutor não precisaria desviar o olhar para os lados. Tecnologia para isto existe e é barata então porquê não é aplicada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário