Empresas do futuro
Uma boa briga a ser travada no futuro é a competição entre empresas industriais e empresas de tecnologia. A pergunta a ser feita é: O que é mais fácil: uma indústria introduzir tecnologia em seus produtos ou uma empresa de tecnologia fabricar produtos tecnológicos?
Esta pergunta se faz interessante uma vez que a fabricação de produtos já é de conhecimento geral, ao passo em que a tecnologia é de propriedade de empresas de tecnologia. Exemplificando, é mais fácil a Citizen criar um relógio tecnológico ou o Google? A resposta já consta nas mídias. Outro exemplo: Quem terá sucesso no futuro sobre fabricação de carros: A Ford ou a Google? Vamos lembrar que a TI embarcada nos veículos da Ford por exemplo é pífia: fora controles de gerenciamento do veículo, apresenta apenas algumas funcionalidades simples demais como calcular o consumo de combustível (conta de divisão de dois números), kilometragem percorrida em uma viagem, aviso de tanque vazio, portas abertas...muito simples. É só isso que a TI oferece? Como seria então um carro produzido pela Google? Faça suas conjecturas por exemplo: automatismo em viagens, busca de pontos turísticos, comunicação em tempo real, estradas inteligentes, sistemas de frenagem inteligentes para evitar colisões, etc.
Como seria um microondas tecnológico? Quem conseguiria desenvolver e fabricar um equipamentos destes? Ou uma geladeira tecnológica, um fogão tecnológico? Uma roupa tecnológica que protege contra alterações de temperatura ou possui aquecimento ou refrigeração, possibilita rastreamento, evita afogamentos, etc.
Na minha visão de futuro, quem sobreviverá são as empresas de tecnologia que estenderá seus tentáculos em diversas direções criando cada vez mais, produtos tecnológicos.
E você, o que pensa a respeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário