Logística, um campo minado
Há duas coisas que considero indispensáveis hoje e sempre: A TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação e a Logística. Em tudo que se vê em nossa volta, a TIC e a Logística estão, de alguma maneira, presentes de forma contundente.
Por falar em Logística, mais propriamente em Logística de Transportes, percebe-se um setor bastante complexo em termos de lisura. Importante falar da Logística de Transportes uma vez que o país faz uso em grande escala do transporte rodoviário o que é um contrasenso devido à grande dimensão deste país. Seria muito mais econômico o transporte ferroviário ou no máximo o transporte modal híbrido fazendo conexões inteligentes.
Um fato marcante é que a área de Logística é uma área sobre pressão de todos os lados pois decorre de seu desempenho o faturamento das Empresas. Atingir a meta no final do mês realmente é uma tarefa para poucos. Quem se atreve a mexer em uma área tão sensível? Quem se atreve a analisar se os custos estão adequados em relação aos preços praticados no mercado? Colocar em risco a Logística de uma Organização é algo temeroso e que todos evitam, desde o gerente de logística, o diretor financeiro, enfim todos os stakeholders envolvidos no processo.
Mas por trás disso também existe o outro lado obscuro que precisa ser encoberto devido a conluios que a boa ética não recomenda. Devido principalmente a este fato, é muito difícil propor qualquer tipo de estudo sobre redução de custos em transportes. Nenhum dos envolvidos discorda mas por outro lado desviam sempre do assunto, evitando uma situação embaraçosa.
É o que tenho percebido como consultor de Logística, em contato com inúmeros clientes. A redução possível é significativa chegando na casa dos 50% de redução. Mas quem está interessado nisto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário