sexta-feira, 31 de março de 2017

PC Quântico? É real?

Computador Quântico?

O que vem a ser computador quântico? Ele existe ou é apenas uma ficção? Qual é o princípio fundamental?

Ainda é uma grande incógnita o sucesso dos computadores quânticos. Teríamos que nos adaptarmos ao mundo quântico, tarefa nada trivial que exige antes saber o que vem a ser mecânica quântica. Mas existem já diversas investidas neste sentido, de modo que parece ser irreversível que o futuro da computação esteja realmente nesta direção.
O fundamento básico da computação atual que gira em torno do bit, este elemento simples que assume apenas dois estados, quando transportado para o mundo quântico, poderá em muito extrapolar a potencialidade da computação, só com a simples ideia de um bit quântico assumir mais do que dois estados. Tal bit quântico se denomina qubit e só pelo fato de ampliar o estado para mais de dois (0 e 1) já eleva extraordinariamente o processamento dos dados que hoje se baseia no byte formado por oito bits.
Por outro lado, a velocidade de processamento é na escala atômica, uma vez que os elementos serão átomos, neutros, prótons etc, o que permitiria criar computadores extraordinariamente potentes do tamanho de um grão de areia ou até menor e invisível ao olho humano. Que espetacular função poderia fazer tal computador inserido na corrente sanguínea do ser humano para identificar problemas ou corrigir problemas?
O futuro da computação parece ser realmente neste sentido e irá mudar de forma impressionante fazendo parecer rudimentar e lento o que o supercomputador atual faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário