Miniaturização: qual é o limite?
Hoje é muito comum o termo nanotecnologia, ou medidas em nanômetros. O que vem a ser isto? Muito simples, em um post pequeno vc pode encontrar a explicação sobre o assunto.O que se coloca como uma interrogação é até que ponto os chips de transistores, que há algumas décadas eram enormes, na atualidade estão sendo construídos cada vez mais miniaturizados. Para se ter uma ideia, a medida de um transistor está hoje sendo medidas em nanômetros. Cada nanômetro equivale a um milionésimo do milímetro. Algo portanto próximo das dimensões das moléculas e dos átomos.
Empresas já fabricam chips com transistores da ordem de 10 Nm (nanômetros). A IBM promete para 2019 chips com transistores ainda menores na casa dos 7 Nm. A Intel diz que os processadores Kaby Lake, da atual geração serão superados em 25% em termos de desempenho com um consumo 45% menor. Os concorrentes já utilizam chips com transistores na casa dos 10 Nm mas a Intel garante que conseguirá colocar o dobro de transistores que a concorrência. Para se ter uma ideia um processador Pentium 4 possui 42 milhões de transistores.
Para saber o funcionamento dos transistores vc pode dar uma espiada neste link que mostra conceitos básicos de como os transistores emulam o famoso comportamento dos bits (0 e 1) para formar o byte, também chamado de linguagem de máquina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário