sexta-feira, 10 de março de 2017

Tecnologia aplicada ao assento de privada?

Pode parecer estranho este tipo de aplicação, mas, em 1990 quando estive a trabalho no Japão, ganhei um destes assentos tecnológicos que proporcionam verdadeiro conforto à não tão confortável atividade primária de evacuar restos não utilizados por nós.

Praticamente o que existe hoje em termos de tecnologia já existia nesta época como: assento aquecido, de extrema necessidade em países frios, tampa hidráulica, filtro de ar com carvão ativado, jatos diferenciados conforme a utilidade, tipos diferentes de jatos, movimentos do ponteiro do jato etc. Como pode ser visto neste link, praticamente as mesmas funcionalidades estão disponíveis além de algumas bastante curiosas mas que são resultados de muita pesquisa como o botão que simula o barulho de água escorrendo. Porque isto? Soa estranho, mas não só os japoneses, mas nós mesmos não gostamos de soltar um barulho sonoro no banheiro com vergonha que outros o escutem. Então damos a descarga ao mesmo tempo em que produzimos o barulho com o intuito de mascarar o som. Pois então, os japoneses descobriram que muitos assim o faziam e então inventaram a funcionalidade de imitar o barulho da descarga e com isto, pasmem, conseguiram economizar em um prédio de 400 funcionários, 10 milhões de litros de água.
Iniciativas como estas só acontecem em países que não tendo mais problemas básicos, investem em melhoria e otimização como o que é apresentado no link acima, mas repito, são coisas que já existiam há muitos anos e que agora estão descobrindo novas utilidades decorrentes destas inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário