quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

TECNOLOGIAS EMERGENTES EM TI

As tecnologias emergentes já começam a transformar o mundo e traz impacto direto no universo dos negócios e por meio da inovação, as empresas começam a mudar a forma como se relacionam com o ambiente e com as pessoas.

Significa que este fato pode abrir novas portas ao empreendedor na busca de novas oportunidades. 

Com a popularização da internet, por exemplo, houve um incremento no surgimento de novas profissões e isto mudou o jeito tradicional que estávamos acostumados a trabalhar. Em tempos modernos, pode ser considerada uma forte tendência, a possibilidade de permanecer em home office ou mais conhecido como sistema flexível que, em verdade, é um quesito importante para essas novas gerações, que pode considerar isto como uma opção de escolha de emprego. 

E o que dizer então do metaverso? Podemos entender como uma extensão virtual de nossas vidas onde podemos vivenciar experiências imersivas em educação, treinamento e até mesmo em compras, tudo isto sem precisar sair de casa.

Pois então, é fato que o metaverso ainda tem um grande potencial para ser explorado nas empresas e negócios comerciais. Vai sair na frente, certamente, quem entender e aplicar bem esta tecnologia. 

E para aproveitar as oportunidades das tecnologias emergentes, é preciso estar em constante atualização e ser flexível para se adaptar às mudanças tecnológicas e também aos cenários. Para entender melhor como a empresa pode se inserir nesse novo universo, vamos dar uma olhada em sete tecnologias emergentes que, de repente, pode ser a mola propulsora de um negócio promissor.

Começando então com 

1 - Inteligência artificial

A inteligência artificial simula o raciocínio humano para realizar tarefas cotidianas de uma empresa, como apurar tributos e monitorar o fluxo de caixa. Este ramo de pesquisa da ciência da computação busca, por meio de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas.

Nas empresas, a inteligência artificial é especialmente usada para potencializar os resultados, aumentar a produtividade, economizar tempo e evitar erros. Ela pode ser implementada em diversos setores para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear processos.

2 - DataOps

Este método de produção busca integrar equipes voltadas para resultados competitivos com esforço reduzido. Isso é possível graças à redução da distância entre equipes, departamentos e setores, tornando-os mais ágeis seja na elaboração, na produção e na entrega de soluções para os clientes.

A função do DataOps é ser um modo de trabalho interfuncional que visa a aquisição, armazenamento, processamento, monitoramento de qualidade, performance, melhoria e entrega de informações ao usuário final. O foco de um profissional DataOps é encontrar maneiras de reduzir a quantidade de tempo necessária para concluir um projeto de análise de dados. Basicamente, pode-se dizer que o DataOps é uma metodologia ágil e orientada a processoa para desenvolver e fornecer análises.

3 - Internet das coisas

Internet das coisas - ou IoT (do inglês internet of things) é um conjunto de dispositivos, equipamentos e sensores de hardware inteligentes que coletam, armazenam, processam e compartilham informações em tempo real. Em uma empresa, é possível integrar canais de informação e coletar dados, permitindo que a organização monitore toda a jornada de compra do público, aumentando o nível de interesse de clientes e visitantes.

Os benefícios da IoT incluem automação ostensiva que disponibiliza tempo e eficiência de recursos, além de tomada de decisões mais assertivas, com base em maiores quantidades de dados e melhor visibilidade.

4 - Edge Computing ou computação de borda

Edge computing refere-se ao processamento, análise e armazenamento de dados mais perto de onde eles são gerados para permitir análises e respostas velozes e quase em tempo real. Edge computing é conhecido como a próxima etapa da internet das coisas, visto que foca na computação executada da fonte dos dados coletados, otimizando o uso dos dispositivos eletrônicos que podem ser conectados à internet.

O processamento ocorre o mais próximo possível do local do usuário ou da fonte de dados, por isso o termo borda, para minimizar a necessidade de repassar dados por longas distâncias entre o dispositivo e o servidor, reduzindo a latência e exigindo menor largura de banda de internet.

5 - Big Data

O Big Data é um fenômeno detectado há mais de uma década e corresponde basicamente ao acúmulo de dados nas redes sociais. Pode ser entendido como um conjunto de dados gerados pelo rastreio de informações do usuário no ambiente digital (redes sociais). A partir do processamento do big data é possível conseguir insights - percepções) importantes para o melhor desempenho do negócio e na tomada de decisões.

A tecnologia Big Data é capaz de administrar grandes volumes de dados com rapidez, além de detectar pontos fortes e gargalos que devem ser contornados dentro da empresa. É utilizado para processar um grande volume de dados, estruturados ou não, gerados em alta velocidade e que, por essas características, precisam de ferramentas de alto poder computacional para serem analisados.

6 - Realidade aumentada

Por trazer novas experiências a quem a utiliza, a realidade aumentada é considerada uma das tecnologias emergentes mais promissoras. Ela aplica aspectos, sensações e facilidades do ambiente digital ao mundo físico, permitindo sobrepor elementos virtuais à visão da realidade.

Na realidade aumentada, a ideia é potencializar a realidade com informações adicionais devidamente alinhadas com a visão do usuário e do mundo real. A tecnologia modifica os sentidos humanos de forma tênue, pois o usuário continua vendo o mundo real.

Na educação, por exemplo, o uso da Realidade aumentada permite que os conteúdos sejam passados de forma imersiva. Assim, além das explicações, o aluno pode visualizar estruturas, lugares que seriam inviáveis no ambiente escolar, como por exemplo ver o solo de Marte e seus robôs exploradores ou passear dentro de um vulcão.

7 - Blockchain

Blockchain é uma tecnologia de rede que se assemelha a um livro contábil digital, distribuído e imutável, gravado em diversos computadores de forma simultânea. É um recurso muito seguro e pode ser aplicado em muitas vertentes empresariais. 

Praticamente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e negociada em uma rede blockchain. É uma tecnologia que armazena os dados em blocos de informações, que são conectados uns aos outros, formando uma corrente, o que explica o nome blockchain.

É considerado por alguns especialistas como a inovação tecnológica mais importante desde a criação da internet e que pode representar uma grande disrupção na economia global.

_______________________________________

Sistema imunológico digital: diante de uma crescente preocupação com a violação de dados e a instauração da LGPD, o sistema imunológico digital é um conjunto de métodos de proteção contra criminosos online, spammers e outras pragas digitais. Por meio de observação, automação e os mais recentes desenvolvimentos em design, um sistema imunológico digital robusto pode mitigar significativamente os riscos operacionais e de segurança.

Observabilidade Aplicada: sem estratégia, dados são apenas informações soltas, por este motivo é preciso transformá-los em ações que conduzam resultados de negócios. A Observabilidade Aplicada usa Inteligência Artificial para analisar e fazer recomendações para maior eficiência, melhorias operacionais em tempo real e, por fim, para criar uma vantagem competitiva para os negócios.

Gestão de Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM): a Inteligência Artificial está presente no dia a dia do brasileiro, porém, muitas empresas estão em estágio inicial de implementação deste recurso tecnológico. Diante dessa demanda, a Gestão de Confiança, Risco e Segurança de Inteligência Artificial é uma tendência, pois combina métodos de gerenciamento ativo da IA com foco na ética, confiabilidade, segurança e integridade da empresa.

Plataformas de nuvem: há 10 anos as plataformas de nuvem são tendência e vêm abraçando cada vez mais o mercado, porém em 2023 visualizamos um desenvolvimento nichado com soluções específicas para cada setor do mercado brasileiro.

Engenharia de plataforma: experiência personalizada é o foco do setor de tecnologia em 2023. Com o crescimento da adesão das plataformas digitais, existe maior demanda na personalização com ferramentas e recursos desenvolvidos para gerar maior produtividade e processos simplificados.

Tecnologia sem fio: o Brasil ainda está engatinhando quando o assunto é realização de valor sem fio, mas essa é uma solução tecnológica emergente com muito potencial de mercado, afinal, há uma perspectiva de que nos próximos anos veremos terminais sem fio capazes de detectar, carregar, localizar e rastrear pessoas e coisas sem os recursos tradicionais de comunicação de terminais.

SuperApps: Já imaginou um usuário final ativar um MiniApp dentro de um Superaplicativo? A tendência de SuperApps nasce da combinação dos recursos de um aplicativo com uma plataforma e um ecossistema digital em um único local: o superaplicativo.

Metaverso: o tema metaverso divide opiniões no Brasil, mas as projeções de mercado apontam esse novo ambiente com um potencial gigante de movimentação econômica. A Consultoria McKinsey, por exemplo, aponta que o metaverso tem potencial de movimentar até 5 trilhões de dólares até 2030. As tecnologias do metaverso que permitem replicação digital ou aprimoramento de atividades tradicionalmente realizadas no mundo físico certamente não devem ser descartadas.

Tecnologia Verde: além de promover uma prática mais sustentável, softwares de gerenciamento de emissões e IA, rastreabilidade e análise para eficiência energética estão permitindo que os desenvolvedores construam tecnologia focada na sustentabilidade. Isso permite que os líderes empresariais explorem novos mercados e oportunidades de crescimento sustentável.

Outsourcing de TI: acompanhar o surgimento acelerado de novas soluções tecnológicas é um desafio, por este motivo, uma tendência para 2023 é que empresas busquem soluções tecnológicas sob medida que aumentem a performance da empresa e diminuam os custos sem perder de vista a inovação.

Manter as tendências de tecnologias emergentes no radar é fundamental para qualquer negócio que deseja ter uma gestão da inovação eficiente e estar mais bem preparado para o futuro. A boa notícia é que seguir estas tendências nem sempre significa grandes investimentos em novos equipamentos de TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário