Os dados das redes sociais não possuem padrões que permitam uma estruturação como acontece nos bancos de dados relacionais.
Dados podem vir na forma de imagens, textos, áudios, vídeos, hiperlink, etc. e os tamanhos também são variados.
Por outro lado, estes dados são voláteis e há dúvidas sobre a sua veracidade. Aliás, este é um problema bastante atual ao que se denomina de fake data ou fake news. Isoladamente, um dado inserido nas redes sociais não tem tanto valor, mas o conjunto inteiro pode fornecer uma percepção importante para tomada de decisões.
Em virtude desta falta de padrão na estrutura dos dados, foi necessária a criação de outro modelo de banco de dados denominado de NoSQL. Como o próprio nome diz, e ou autor idem, não se trata de um modelo similar ao banco relacional tradicional. Seu criador Strozzi sugere que NoSQL, seja pronunciado noseequeel,e afirma ser um derivado do RDB – Relational Database.
NoSQL pode ser considerado uma ferramenta baseada em comandos shell do Unix e os dados são armazenados em arquivos ASCII, podendo ser manipulados pelos utilitários do Unix como ls, wc, mv, cp, cat, head, more, less, etc. O formato dos arquivos de dados guardam relacionamentos em tabelas, contendo linhas e colunas de informações. A extração de dados se obtém por operadores Unix de entrada e saída direcionando o fluxo dos dados. Há também programas para gerar, modificar ou validar os dados.
A criação do NoSQL, surgiu pela necessidade de desenvolver uma aplicação simples que manipulasse dados em um BD, com baixo custo em oposição aos RDB comerciais, que são caros e possuem muitas funcionalidades consideradas necessárias. A simplicidade do NoSQL é outra característica fundamental, permitindo que leigos possam utilizar e extrair dados de interesse.
Além disso, não há limitação da quantidade de dados, sendo possível a escalabilidade em qualquer volume, além de ser portável para diversos Sistemas Operacionais.
Há diversos tipos de banco de dados NoSQL como Valor-chave, Orientado a Documentos, Orientado a Colunas, Orientado a Grafos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário