Baratas? Este invertebrado é um terror para muitas pessoas.
Em situação mais aguda, as pessoas além de soltar um berro, sobem em cadeiras ou mesas e podem até ter um surto psicótico. Eu, particularmente não tenho nenhum apreço pelos bichinhos mas, quem diria, na China este pequeno animal, nojento para muitos, eu inclusive, tem uma serventia interessante.De acordo com g1, este animal apareceu muito antes dos dinossauros e ainda mantém os mesmos genes, 300 milhões de anos depois. Podemos dizer então que não evoluíram certo? E como explicar ou entender tamanha longevidade?
A China pela quantidade de habitantes, gera um volume enorme de lixo orgânico e então, chineses idealizaram a criação de um verdadeiro exército de baratas para, pasmem, comer o lixo orgânico gerado.
A cidade de Pequim produz algo em torno de 25 toneladas de lixo orgânico por dia, dado fornecido pelo NewsCorp. Por outro lado, South China Morning Post relata a produção de 9 milhões de toneladas em 2017. Para minimizar este problema, transferiram a responsabilidade de sumir com o lixo para as pobres baratinhas.
Mas não é só isso que estes animais podem ser úteis. Em alguns países, inclusive a China, as baratas servem de alimentação. Isto se deve à falta de comida e excesso de habitantes. Diz um ditado chines: "tudo (animais) que tiver as costas voltadas para cima serve como alimento".
BBC News tem mais uma novidade envolvendo as baratinhas. A China cria cerca de 6 bilhões de baratas por ano em uma fazenda tecnológica para serem utilizadas na fabricação de medicamentos.
As baratas ficam em compartimentos escuros, fechados e isolados, sendo abastecidos com comida e água. O ambiente é controlados por IA monitorando uma série de parâmetros como umidade, temperatura e alimento de modo que a reprodução seja agilizada.
Ao alcançar a idade adulta, as baratas são trituradas e processadas, produzindo um líquido muito utilizado na medicina chinesa chamado de Kangfuxin. De acordo com o professor da Universidade Agrícola de Shandong e diretor da Associação de Insetos da província de Shandong, Liu Yusheng o medicamento é milagroso, principalmente para os mais idosos, um dos problemas mais graves da sociedade chinesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário