HD - como sobreviver?
Uma ameaça constante, e vem com a velocidade da luz, são os componentes eletrônicos para armazenamento de dados, ou seja, a memoria flash.Tem significativas vantagens em relação às HDs tradicionais pois os dados são armazenados na "velocidade da luz" ou na pior das hipóteses com muito mais rapidez se comparada com a gravação em HDs. Este fato juntamente com a característica de consumir pouca energia elétrica por não trabalhar com motor, tem a pretensão de, a médio prazo, aposentar as tradicionais HDs. Mesmo porque, o futuro dos PC - personal computer está caindo no desuso para muitas pessoas.
Mas vamos com calma! Ainda tem muita briga entre HDs e SSDs. A miniatuirização dos componentes eletrônicos parece não ter fim e as HDs aumentam a cada dia sua capacidade de armazenamento, o ainda "calcanhar de aquiles" das SSDs.
Mais ainda, a Seagate busca desesperadamente ir contra o avanço das SSD, criando e inovando em vários sentidos, além de aumentar para 10 ou mais terabytes em um único disco batizado de IronWolf. Investem em segurança criando um serviço Seagate Rescue para recuperação de falhas, além de focar em novos nichos de mercado como o NAS - Network Attached Storage.
Em desktops chegam a 200 MB/s de transferência contínua, o que não deixa a desejar, utilizando um cache de 256 MB.
O AirtonWolf pode ser utilizado por usuários comuns, mas o foco deste modelo de HD é para ser usado em um NAS. Veja mais neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário