quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

RfID em ação

Já faz um bom tempo que a tecnologia de radio frequência existe, inclusive sendo já aplicados em alguns segmentos.

O custo das etiquetas tem sido um dos grandes empecilhos para a implantação deste processo de identificação. No entanto, os custos estão baixando cada vez mais, viabilizando o uso deste recurso nos estabelecimentos de vendas.
Parece inviável colocar uma etiqueta em uma caixa de fósforos. Certamente o custo de identificação será alto em relação ao valor do produto. No entanto, torna-se viável se aplicado em pacotes com certa quantidade do produto o que sugere a aplicação em vendas no atacado.
As vantagens obtidas pelo uso do RfID são inúmeras, a começar pelo checkout. Os produtos são identificados pela antena em questão de segundos e um sistema automatizado pode emitir em seguida a nota fiscal e se for além disso, pode inclusive já debitar do cartão de crédito. Tudo isto se torna possível sem nenhum funcionário. É claro que hoje isto não é possível em função da cultura existente, mas, com certeza, irá acelerar em muito o processo de pagamento.
Além disso, a baixa no estoque, o planejamento de estoques, os pedidos ao fornecedor, o estudo sobre os consumidores, tudo isto e mais um pouco torna-se possível graças à TI e a este formidável recurso ao qual denominamos de RfID ou seja Radio Frequency Identification. Veja aqui um estudo de caso de sucesso.

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