IoT - Internet of things
Não demorará muito ver todas as coisas que te cercam no seu dia a dia conectados e controlados via wifi. Geladeiras, TVs, smartphones, etc. estão todos conectados de modo que o acesso a estas coisas sejam possíveis mesmo não estando fisicamente ao lado.Esta tendência foi denominada de Internet das coisas ou em Inglês Internet of Things.
Em pouco tempo, residências computadorizadas, onde o IoT estará presente de maneira contundente, será uma realidade. Nada como sair do escritório e programar remotamente o enchimento e aquecimento da banheira, programar seu prato preferido para quando chegar em casa.
Como afirmei em outros posts, a TI estará cada vez mais presente em tudo e por isso a demanda por profissionais existirá sempre mas com uma ressalva: a especialização. Não há como ser um profissional de TI generalista. É preciso ter uma especialidade, ser bom em algum campo específico da TI para ser valorizado. O campo é vasto, basta escolher aquele que melhor lhe aprouver.
Para a IoT a TI se fará presente através de software embarcados e modernos, capazes de se comunicar pela rede via wifi. Várias metodologias de desenvolvimento estão borbulhando oferecendo diversas funcionalidades ou praticidades. Basta analisar e escolher aquela que terá um futuro pelo menos de alguns anos, visto que nada na TI dura tanto tempo sem nenhuma mudança. Aliás, falando em mudanças, é preciso correr muito atrás das novidades pois elas crescem de maneira impressionante. Mal dá para entender algo novo e logo se torna obsoleto.
A bola da vez são os desenvolvimentos para mobiles mas em paralelo, a IoT também está exigindo forte investidura pois esta tendência veio para ficar. Leia mais aqui sobre o assunto.
Em outra frente, a IoT também tem aplicação em áreas específicas, notadamente aquelas em que estão em jogo vidas humanas. É sabido que na mineração o risco de acidentes é considerável e então, iniciativas estão sendo tomadas para mitigar tal risco através da IoT. Sensores estão sendo colocados nos coletes e capacetes dos trabalhadores com o intuito de coletar dados e através destes, identificar possíveis acidentes. Veja um caso real sendo implantado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário