Taxi sem motorista? Ônibus sem motorista?
Já não é novidade o trem sem maquinista que trafega na linha amarela do metrô de Sampa.
Em termos físicos não existe a preocupação de direção pois trafegam em cima de trilhos. O único cuidado a se tomar é a colisão quando dois trens trafegam na mesma linha no mesmo sentido ou em sentido contrário. Para isto, o software que controla este trem precisa ser desenvolvido com um índice de tolerância a falhas muito pequeno, utilizando metodologias apropriadas para o seu desenvolvimento.
O problema fica extremamente complicado para um carro que teoricamente pode se movimentar em várias direções e pode colidir com objetos ou outros carros. Mas a tecnologia é incansável e não se intimida com "pequenos" problemas como este. Várias empresas estão buscando soluções como a Google que testa um veículo sem motorista nos EUA, já tendo percorrido mais de 1 milhão de milhas em fase de testes. Outras empresas também estão investigando como criar o carro sem motorista como a Audi, Mercedes, Ford e Tesla Motors. Mas é no Japão que estão criando esta nova onda, o táxi sem motorista, iniciativa da Robot Taxi, prevendo seu lançamento operacional em 2020. Ano que vem 50 pessoas vão testar este veículo no Japão na cidade de Kanagawa. O veículo utiliza tecnologia GPS, diversas câmeras e radar milimétrico de grande precisão.
Parece ser uma febre. Outra experiência vem da China, desta vez um ônibus em teste viaja com vários passageiros voluntários por 32 km. Equipado com GPS e 4 radares. O protótipo levou 3 anos para ficar operacional...
Isto é tecnologia a serviço do homem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário