sábado, 3 de outubro de 2015

Computação nas nuvens
Você é a favor ou contra a computação nas nuvens? 
Colocaria todos os seus arquivos e dados nas nuvens? Teria coragem de colocar aquela foto íntima ou a(s) senha(s) do banco nas nuvens? 
Confiabilidade é a palavra chave. Mas isto, mesmo que se tenha confiabilidade, ainda existe o medo cultural. Estamos acostumados a não entregar para ninguém, suas informações consideradas privadas e de grande importância.
E as empresas? Teriam coragem de enviar seus planos estratégicos e armazena-los nas nuvens? E se alguém consegue o acesso indevido a tais planos?
É por isso que a tal computação nas nuvens encontra muitos obstáculos. Claro que existem muitas vantagens e uma em particular, que já coloquei em posts anteriores, vislumbra a possibilidade de aposentar o desktop e o laptop, sendo necessário apenas um ponto de acesso às nuvens.
Pode-se concluir que a computação nas nuvens irá fracassar? Seria ingênuo achar que tantas empresas de renome não teriam percebido esta possibilidade. Claro que continuará. Talvez em uma nova forma híbrida (palavra muito difundida hoje) onde os arquivos e dados confidenciais ficariam em nuvem própria, acessível apenas aos proprietários. Mas e as pessoas? Onde guardar seus inúmeros dados e arquivos confidenciais que você não mostraria nem para a sua sombra?
Talvez a solução seja utilizar equipamentos de gravação de mídias para armazenamento local. Necessariamente não precisa ter capacidade de processamento. O futuro irá mostrar qual caminho seguir.
Quer sabe mais, acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário