quarta-feira, 12 de junho de 2019

Máquina Voadoras

A evolução das máquinas voadoras.

Faz muito  tempo que o homem inventou o avião e desde então esta máquina tem evoluído de forma fantástica, construindo enormes aviões que transportam até tanques de guerras e alçam voos pelo mundo afora.
Não satisfeito com isto, o homem criou o helicóptero, uma máquina voadora um tanto quanto diferente do avião. Este, precisa de velocidade para voar e o helicóptero prescinde da velocidade e sobe através de hélices na vertical. Uma observação, existem aviões de guerra que através de jatos sobem na vertical para em seguida decolar.
A característica principal destas máquinas voadoras é que no ar não existem limitações físicas como ocorrem nas estradas e teoricamente poderiam voar para qualquer direção. Mas isto não é o que ocorre pois, mesmo não existindo delimitações físicas, o controle de tráfego aéreo delimita as "estradas" através da altitude e das rotas pré-definidas.
Mas isto não para por aqui, agora a bola da vez são os drones cuja principal característica é que são tele-guidados. Podem ser grandes, carregando bombas (os kamikazes estariam perdendo o emprego), pequenos fazendo entregas pequenas e minúsculos para espionagem, voando sorrateiramente e sem fazer barulho, equipados com câmeras de vídeo com infravermelho, bisbilhotando a vida alheia ou o inimigo alheio.
A Amazon adotou a ideia do entregador via drone, o que parece ser uma estratégia boa pois elimina a necessidade de um ser humano e como vai pelo ar, não há congestionamento. Será o fim do motoboy?
Se esta mania explode, alguém terá que definir as rotas que estas máquinas poderão trafegar sem colidir. Ou então, os drones devem ser capazes de desviar de obstáculos como acontece com os drones da Amazon.
Por outro lado, imagino que haverá muitos interessados em praticar tiro ao alvo por simples brincadeira e ai como se resolve isto? Será que vai dar certo? O futuro mostrará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário