sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Embalagem vende mais?

Esta é uma pergunta que precisa ser respondida, no entanto,
não é fácil chegar a um número. O que é possível é afirmar que uma embalagem atraente irá captar os olhares de algum consumidor que não conhece o produto. Este consumidor é o alvo de qualquer propaganda e assim, a embalagem chega diretamente ao seu alvo. Quem conhece o produto, não liga para a embalagem, mas este consumidor não é o alvo do produtor pois já é cliente ganho, já traz a receita desejada. O que a embalagem visa é buscar novos compradores.
Uma embalagem chama a atenção dos consumidores. Quanto mais atraente mais chama a atenção. É o primeiro passo para ganhar o cliente. É claro que o restante do ciclo de vida do produto vai consolidar ou não a preferência do comprador, dependendo primeiro da satisfação em termos de gosto e em segundo lugar, quesitos como a praticidade. Neste último aspecto, cito como exemplo um sachê de mostarda que são distribuídos no Mac Donalds ou Burger King. É fácil abrir o pacote com os dedos? E como os dentes? Suja as mãos? Dá trabalho? Enfim, um verdadeiro desastre em termos de praticidade. Isto faz com que o comprador desista deste produto por causa da embalagem pouco prática.
Há décadas atrás, o mercado japonês já descobriu que a embalagem contribui em muito na comercialização do produto. Quanto mais bonita a embalagem maior a probabilidade que alguém coloque em seu carrinho de supermercado, mesmo que não esteja precisando do produto.
Aqui no Brasil, nos últimos 5 anos parece que as Empresas perceberam este comportamento mais do que sabido dos seres humanos e investem pesados na aparência da embalagem.
Segundo dados da NewGrowing, a embalagem tem aproximadamente 3 segundos para atrair a atenção de quem caminha pelas gôndolas e caso a pessoa se interesse, a chance de compra do produto gira em torno de 85%.
O aumento de vendas pode ter outra faceta devido à embalagem. Não em relação à atratividade do seu design mas sim em relação ao tamanho da embalagem. A Coca Cola resolveu diminuir o tamanho da lata de Coca e de maneira esperta acabou lucrando mais por onça (28 mililitros) na embalagem menor, além do que sugestiona o comprador a consumir mais em função do tamanho menor.

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